Simões Pires do RS são descendentes de Rei Afonso I que unificou Portugal

Todos os descendentes da tradicional família Simões Pires do Rio Grande do Sul são sucessores do casal-patriarca Matheus Simões Pires e Dona Catharina Ignacia Gonçalves Borges, e na sequência de seu filho Antônio Augusto Simões Pires e sua esposa Maria do Carmo Violante de Queiroz e Vasconcelos, formando um ramo único de segunda geração, pois Vicentina Joaquina Simões Pires - irmã de Antônio Augusto, filha de Matheus e Catharina - não teve filhos.


Assim, em nossas pesquisas genealógicas sobre os antepassados dos Simões Pires conseguimos certificar que somos - somos, pois sou hexaneto de Matheus Simões Pires - descendentes do Rei Afonso I de Portugal.

Dom Afonso Henriques (n.1109 - f.1185) é reconhecido com o responsável pela unificação dos povos portugueses (1140) com a independência do Reio de Leão e ratificado pela celebração do Tratado de Zamora (1143).

Com a morte de seu pai, Henrique Conde de Portucale, Afonso Henriques toma posição política oposta de sua mãe Teresa, que tinha linhagem dos De Leon. Em 1147, com o apoio dos cruzados do norte da Europa, Rei Afonso I conquistou Lisboa, prosseguindo na pacificação interna.

Adiante, a linha de descendência do Rei Afonso I até Maria do Carmo Violante de Queiroz e Vasconcelos, esposa de Antônio Augusto Simões Pires: